Tenho lido muita argumentação contrária aos programas sociais do governo Lula, especialmente da classe mais abastada que tipicamente é neo-liberal e tem medo da esquerda, aquele medo fruto das propagandas vistas quando eram meninos, lavagens cerebrais. Compreensível. Não concordo com nenhum desses argumentos imbecis, infantis, sofistas e pobres. Quer falar mal do Lula, fale, mas fale direito.

Eu tenho dúvidas se estes programas assistenciais são mesmo ruins, quando eu vejo pelo interior do país a diferença que esta bolsa miserável faz na vida de uma pessoa, sob a ótica local, individual e humana, eu fico humanamente feliz, percebo que mudou para melhor a vida destas pessoas. Mas me incomoda muito a visão global, social desta questão. Os “anti-lula”, que são contra apenas por serem, já nem sabem mais porque, como se fosse escolha de time de futebol ou escola de samba torcendo para um ou outro, criticam justamente o caráter social do plano, mas a crítica que eu tenho contra esses programas sociais é justamente porque ele tem um imenso caráter neo-liberal, capitalista selvagem; sob a ótica global, repito.

Ora, a quem interessa tanto dinheiro jogado no mercado desta forma? A imensa capilaridade na rede de circulação de dinheiro favorece à quem? Seguindo a lógica da indústria cultural, precisa-se fazer todo o povo ter acesso aos meios de propagação da informação manipulante para estimular consumo e “necessidades não necessárias” para que esta indústria cresça e prospere. Resultado? O resultado está aí, o Brasil é um país com vários graus de investimentos fornecidos por entidades detentoras do rumo do capital mundial. Então, por que os neo-liberais criticam tanto o governo Lula? Simples, fingem que não gostam, estratégia baseada no fato de que todos precisam pensar que os ricos e poderosos não estão satisfeitos, isto faz com que o pobre e dominado fique feliz, ou ache que é feliz. Regra de dono de comércio, nunca diga que os negócios estão bem, sempre reclame, fale que está sem dinheiro. Funciona, o cliente para de pedir descontos e acha que está tudo caro.

Esta é minha crítica ao governo Lula, ele traiu os princípios socialistas e está servindo submissa e pesadamente aos capitalistas, tanto que até fez empréstimos para o FMI. Ora, isto foi ordem dada pelos “homi”: faça do meu jeito, eu continuo mandando e você se dá bem, vai ganhar até prêmio de estadista mundial. Decepção! Mas ele ainda conseguiu barganhar alguma coisa, pelo menos a base militar americana não foi instalada no Brasil, como queriam os tucanos e teriam deixado já no governo FHC, em Alcântara. Foi para a Colômbia, ainda incomoda.

Portanto, bolsa família, escola, creche, merenda, vale coxinha e ticket chibata servem ao capitalismo selvagem, afinal, pobre que morre de fome não compra.

7 Responses to “Assistencialismo do Governo”

  1. Isso aí meu amigo Farnetão

    Realmente não tinha pensado por este lado, ou seja, o dindim que sai do meu bolso no imposto de renda vai para a mão dos “pobres” e gera o que podemos chamar de consumo global, obviamente forçado, pois se o leão não devorasse uma fatia tão grande do meu rendimento, provavelmente esta grana estaria guardada em algum investimento ou talvez debaixo do colchão. :-D

    Abração

    Cesar

  2. Fala Cesar,

    Como diria Adorno, com sua indústria cultural. Só que ele não fala exatamente quem são os donos desta indústria de consumo capaz de gerar lixo em proporções intratáveis a ponto de existir ilhas no pacífico e entupir tudo em São Paulo. E vamos consumindo, por isto a crise do crédito, tem que oferecer crédito também, assim você amarra o consumidor… Uma hora este treco vai explodir fora do controle. A crise ano passado ainda foi provocada e sob controle…

  3. É verdade.

  4. Até concordo com a sua teoria, mas você há de concordar que poderia ter sido pior, como você bem colocou a respeito da base americana. Pra fazer minha crítica a respeito desse governo, só gostaria que tivesse sido feito um investimento maior na educação e na pesquisa científica. Eu, que frequento a UFRJ, vejo que os meios acadêmicos têm um potencial imenso de transformar o país, levantar o nível cultural da população e permitir que as pessoas tenham mais opção do que simplesmente um emprego de salário mínimo. Só é preciso que mais pessoas tenham acesso a esse meio e, de preferência, de maneira digna, e não com aprovações automáticas. Eu votei no Lula duas vezes e não me arrependo, porque sei que um Serra da vida teria feito do Brasil uma verdadeira Geni!

  5. Olá Lucio,

    Talvez você não tenha percebido na UFRJ, mas até que aumentou bastante os investimentos em algumas áreas de pesquisa, a Embrapa recebeu bons apoios e conseguiu ampliar as pesquisas, etc. O fomento à pesquisa aumentou, mas não acho que ainda seja suficiente. Concordo plenamente com você, poderia ser maior. Mas acho que o pessoal optou por dar uma melhorada no nível geral.

    Quanto ao Serra, gargamel ou mister burns, sei lá, não gosto nem de pensar nesta possibilidade. Aliás, qq coisa tipo PSDB ou DEMo eu tô fora.

  6. Não sou contra bolsa família ou qualquer outro tipo, pois este proglama surgiu em Honduras e já está em vários países e está dando certo. Sou contra sim, as famílias receberem e os filhos não frequentarem as escolas. Este dinheiro é investido em celulares, etc, e nunca na educação dos nossos jovens, pois este é o propósito da chamada ” bolsa família”, pois os menores não podem trabalhar, tem que estudar, mais não é isso que acontece…….

  7. NÃO SOU CONTRA DAR DE COMER A QUEM TEM FOME, SOU CONTRA SIM, O USO PLÍTICO DESSE ATO, CRIANDO UM VOTO DE CABRESTO A NÍVEL NACIONAL. O QUE PRECISA SER FEITO É INVESTIR NA QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA, VISTO QUE ÉXISTEM MUITAS VAGAS OCIOSAS NO MERCADO QUE NÃO SÃO PREENCHIDAS POR FALTA DE QUALIFICAÇÃO DE SEUS PRETENDENTES. O LULA EM SEU DISCURSO DE POSSE DO SEGUNDO MANDATO, DISSE QUE O POVO HAVIA DADO A RESPOSTA NAS URNAS E QUE VOTO DE CABRESTO NÃO EXISTIA MAIS NO BRASIL. O VOTO DE CABRESTO NÃO ACABOU, ELE SIMPLESMENTE MUDOU DE FORMATO. NO PASSADO EXISTIA O VOTO DE CABRESTO MANTIDOS PELOS CORONEIS DE FAZENDA, HOJE, O GOVERNO CONTROLA TODOS OS VOTOS DE CABRRESTOS, COM UMA DIFERENÇA, COM O DINHEIRO PÚBLICO. NÃO REALIZAR DE FATO A INCLUZÃO SOCIAL DESSES CIDADÃOS É UMA GRANDE MALDADE.
    INCLUSÃO SOCIAL É OFERECER AOS MAIS NECESSITADOS OPORTUNIDADES DE ACESSO A BENS E SERVIÇOS, DENTRO DE UM SISTEMA QUE BENEFICIE A TODOS E NÃO APENAS AOS MAIS FAVORECIDOS NO SISTEMA MERITOCRÁTICO EM QUE VIVEMOS.

Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2015 Alexandre Guimarães Suffusion theme by Sayontan Sinha