O Brasil agora faz parte do seleto grupo de países que já mandou um astronauta, ou cosmonauta, para um passeio no mundo da lua. Lendo os comentários, artigos e profecias que muitos “especialistas políticos” ou cientistas fizeram sobre este fato, fiquei impressionado com a hipocrisia e manipulação de informação de que são capazes as mentes, ditas brilhantes, de nosso país.

O fato mais marcante é o escândalo que estão fazendo em função da “merreca” que gastaram para mandar um funcionário público ao espaço. Além disto, o uso do fato para ganhos políticos, tanto pelo governo quanto pela oposição. Vamos tentar entender:

- 10 milhões de dólares pode ser muito dinheiro, se visto pela ótica individual e de pessoa física, mas pode ser uma merreca, uma verdadeira ninharia, se visto como investimento público ou de pessoa jurídica. Ou seja, 10 milhões no meu bolso é uma bela quantia e resolveria meu problema, mas isto não pagaria uma boa campanha publicitária para me tornar uma empresa famosa de varejo, com uma marca gravada na cabeça das pessoas do estado do Rio, o que diria nacional; nem pensar em campanha global.

- O ganho político, por mais estranho que possa parecer, é bilateral, ou seja, o Lula e o governo ganham, pela presença na mídia no momento em que se comemora também o centenário de Santos Dumont, evoca um patriotismo e orgulho pela marca Brasil, pelos vôos nas mentes. Mas a oposição também ganha, mesmo que no grito, pois conquistou um espaço na mesma mídia, de graça, para mostrar que 10 milhões de dólares poderiam resolver a situação do povo, um sempre pobre coitado e digno de pena, em contraposição a imagem orgulhosa de um povo vencedor que o governo tenta mostrar. Quem está certo, o auto-piedoso ou o orgulhoso?

Ora, se dividirmos os 10 milhões pelo povo, teríamos cerca de 12 centavos de real, isto mesmo, R$ 0,12 de contribuição de cada brasileiro. Sei, tem os outros investimentos no projeto da Agência Espacial Brasileira, mas que existem independentes de Marcos Pontes passeando ou não. Então, cada brasileiro doou 12 centavos para que a imagem do Brasil aparecesse no mundo inteiro, com direito a divulgação de nossa música, cultura, bandeira, além de ter estimulado, e muito, o interesse das crianças e jovens pelas ciências, colocando na cabeça delas o sonho que a nossa geração teve de viajar pelo espaço e ver uma única Terra, sem fronteiras.

E a oposição está dizendo que resolveria os problemas da população com estes 12 centavos? Por que não resolveu antes, quando era governo? Quase entregou nossa base de lançamentos, Alcântara, para os bandidos, ops, americanos. Por que a oposição não discute outros gastos do governo, também com marketing, como aquela irritante propaganda/campanha dos livros didáticos, que toca em horários nobres repetidas vezes. Será que a agência de propagandas é comum para governo e oposição, de amigos? A relação custo/benefício desta propaganda é questionável, talvez fosse mais barato renovar os livros a cada ano.

Mas voltando a hipocrisia popular, reclamar dos 12 centavos, mas não reclamar destes centavos que paga a cada litro de gasolina em publicidade e marketing, com uma imensa diferença: os 12 centavos do Marcos Pontes foram pagos uma única vez e pronto, acabou; os centavos da gasolina são pagos a cada parada no posto e não retorna como imagem do país ou do povo, mas como imagem apenas do distribuidor.

Se for para reclamar, vamos reclamar do dinheiro que pagamos para que as empresas, especialmente dos setores essenciais, tenham suas imagens melhoradas e maiores lucros sem dar nada em troca. Não é só imposto inútil que pagamos nos produtos e serviços, é propaganda e propina para gerentes.

Alexandre Guimarães

07/04/2006

Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2015 Alexandre Guimarães Suffusion theme by Sayontan Sinha