Num dia desses, eu estava conversando fiado, para variar, e surgiu o assunto sobre a parábola do rico, muito utilizada pelas igrejas cristãs. Mas, o que realmente significa o conceito de rico nestas parábolas? Será que é o que a maioria das pessoas quer acreditar, para alimentar aquele sentimento humano desprezível que é a inveja? Ou, para justificar nossos fracassos ao ver alguém bem sucedido, dizemos que ele é rico porque é corrupto ou não é bondoso e vai arder no inferno? Nada disto!

O problema de interpretações equivocadas de textos e estórias escritas em outras línguas por pessoas com culturas completamente diferentes da nossa, leva-nos a deturpar o sentido original para satisfazer nossos mais mesquinhos interesses. Quando analisamos estas estórias sob a ótica da cultura de quem escreveu, neste caso o povo judeu, tentando nos aproximar do processo cognitivo original, percebemos que a palavra rico tem outro significado.

O sujeito rico, por este novo ponto de vista, é aquele que dá mais valor às coisas materiais e não aquele que tem mais coisas materiais. Um sujeito que tenha muitos bens materiais, mas também se importa com outros aspectos da existência humana, não é considerado rico. Por outro lado, aquele sujeito miserável, faminto, mas que considera apenas os aspectos materiais, que está de olho no que o outro tem, e está pouco se importando com questões sociais, culturais e metafísicas, é um sujeito rico. Mais rico ainda é aquele sujeito que inveja as posses materiais dos outros, especialmente os bem sucedidos. Sob este aspecto, a maioria das pessoas pode ser considerada rica.

Portanto, quando for ler textos de origem judaica, ou semítica em geral, interprete a palavra rico com seu real sentido, que você perceberá que são textos muito mais profundos e interessantes do que simplesmente condenar um sujeito porque ele tem dinheiro. E esta experiência vale para muitas outras palavras, podendo dar um novo e muito mais amplo sentindo a tudo o que você já aprendeu. Apenas para complementar, lembro que a língua falada pelos judeus daquela época era o aramaico que não tem absolutamente nada a ver com latim ou grego, são ramos totalmente distintos, representando culturais extremamente diferentes. Até a escrita é invertida, escreve-se da direita para a esquerda. Assim, quem ler estes livros sob a ótica da cultura romana estará cometendo muitos equívocos. Aos poucos falaremos destes outros equívocos, como é o casa da palavra “mestre”.

One Response to “O Rico”

  1. Caro Alexadre, Vc foi muito feliz nas suas colocações, realmente, o rico é o pobre de espírito que geralmente é o que não tem recursos materias e nem meios para consegui-los e ai “joga pedra”.
    Valeu…
    Edison.

Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2015 Alexandre Guimarães Suffusion theme by Sayontan Sinha