O Senador e Imortal José Sarney, alvo de acusações diversas, defende-se dizendo que está sofrendo uma campanha midiática. De fato está, e qual o problema disto? A imprensa, no exercício de suas funções de informar a sociedade, exercendo seu quarto poder, está mostrando, para todos que quiserem ver, a realidade do que acontece naquela casa do legislativo brasileiro.

Entretanto, como podemos verificar na mídias digitais, notadamente o Twitter, surgiu um movimento pedindo o afastamento do senador, o #forasarney. Este movimento começou com formadores de opinião e imprensa, que rapidamente alastrou-se, de forma viral, até a convocação de uma passeata exigindo que Sarney saia. Neste caso, a imprensa sai de seu papel informativo e imparcial e exercita sua força com objetivos não tão claros.

Como não tão claros, perguntam alguns? Se observarmos que a saída de Sarney não irá alterar em nada o funcionamento do Senado ou Congresso, que as falcatruas e sacanagens continuarão como são desde os primórdios, este movimento parece mais parte do pão e circo oferecidos ao povo pelos reais detentores do poder neste país, e que a imprensa só está colaborando para que este poder não seja abalado. Faz com que a população sinta-se “vingada” por ter tido sua voz supostamente ouvida, mas as coisas continuarão exatamente como estão. Os congressistas continuarão legislando em causa própria, continuarão prestando satisfação ao capital internacional, etc. No final das contas o Sarney será apenas um boi de piranha, mas devemos concordar que é realmente um senhor boi.

E mais, os protagonistas do movimento aparecem para a sociedade como verdadeiros libertadores e patriotas, satisfazendo o ego de pessoas que teriam a força para mudar de verdade este país, mas dando a falsa sensação de leveza, de dever social cumprido.

Quando alguém está com câncer, a retirada de meia dúzia de células cancerígenas não irá resolver nada. Ou tira-se o tumor completamente e usa terapias radicais, ou o doente irá morrer aos poucos.

Se querem mesmo mudar, por que não exigem que o Congresso Nacional seja fechado e tenha novas eleições convocadas? Por que não cobrar do Presidente Lula um posicionamento adequado? Convoquem novas eleições, mas declarando todos os atuais representantes inelegíveis, por pelo menos quatro anos. Se tem gente boa no Senado ou na Câmara eles são cúmplices ou, pelo menos, coniventes. Então devem ser extirpados, pois também são células cancerígenas.

Eu até achava que o Presidente Lula teria coragem para isto, mas depois das últimas notícias do empréstimo de bilhões de dólares ao FMI serem tratadas como um ato de força do Brasil e não como uma obediência submissa ao comando mundial da economia, eu tenho minhas dúvidas. Talvez o presidente precise do apoio destes formadores de opinião para legitimar uma operação necessária como esta. Se não será apenas uma troca de chapéu de um doente.

Os profissionais da imprensa querem mesmo mudar este país ou estão apenas justificando seus salários pelo trabalho em empresas que fazem parte do comando? Vão rifar o Sarney para manterem as coisas como estão?

Alexandre Guimarães

26/06/2009

Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2015 Alexandre Guimarães Suffusion theme by Sayontan Sinha