out 202017
 

No dia 23 de setembro, o sítio Vimarânia foi atingido por um incêndio criminoso, como relatei aqui (http://www.vimarania.com.br/site/?p=141). Após essa destruição ambiental, de produção e infra-estrutura, recebi ofertas de apoio de diversas pessoas, públicas ou não, para me ajudarem com mudas, mangueiras, cercas e até mutirão. Enquanto isto, fui à Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde e pedi ajuda para recomeçar, afinal eu nem sabia por onde recomeçar, e ainda estou meio perdido, é verdade. Solicitei a motoniveladora para refazer a estrada que tivemos que destruir para fazer aceiro e evitar que o fogo chegasse na casa de um vizinho e o trator agrícola com uma grade para preparar uma pequena área para que eu pudesse recomeçar com alguma plantação.

O Prefeito interino, Pedro Paulo, que assumiu a prefeitura após a impugnação da candidatura vencedora, atendeu prontamente minha solicitação e já enviou o trator agrícola. Agora tenho uma área para plantar um pouco de milho, feijão, umas mandiocas e recomeçar um SAF (Sistema Agroflorestal), muito trabalho para pouco braço. E ele disse que a motoniveladora chegará em breve.

O interessante nesta história é que o Pedro tem feito muita coisa na cidade, especialmente nas regiões menos favorecidas. Apesar da interinidade, ele tem atendido muitos pequenos produtores, muito diferente do que aconteceu na gestão anterior, quando os tratores da Prefeitura estavam sempre nas fazendas que têm tratores próprios. No meu caso específico, fiquei quatro anos pedindo pessoalmente e até por ofícios que a motoniveladora viesse arrumar as estradas da região, que estavam em condições extremamente precárias. Só apareceu em setembro de 2016, às vésperas das eleições e mesmo assim não entrou no meu sítio nem chegou em dois vizinhos. Mas passou dentro de fazendas de gente importante fazendo até pátio. Não chegou no meu sítio por pura pirraça, afinal, é notório que eu não votaria no então prefeito que era candidato à reeleição. Mas, não é isto que interessa. Interessa que parece que ainda existem políticos com vontade de fazer alguma coisa para a sociedade, não apenas para os amigos e si próprios.

Assim, preciso ser justo, se falei do ex-prefeito e de sua absoluta falta de atenção com o povo, tenho que falar da presteza e sensibilidade da atual gestão. Apontar os defeitos é fácil demais, por isto precisamos apontar as qualidades também. Portanto, quero registrar publicamente meus sinceros agradecimentos ao Pedro Paulo e também ao tratorista Luiz, que fez seu trabalho com empenho e cuidado. Espero que o Pedro continue este trabalho, nesta linha, e não caia nas teias dos parasitas que sempre aparecem quando o bolo é doce e farto.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppLinkedInCompartilhar
 Posted by at 3:55 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.