abr 122016
 

Apesar dos contratempos, das dificuldades, das oposições, indiferenças e desejos incontidos de fracasso, um sonho toma forma e poderá ser compartilhado com as pessoas que também sonham em mudar suas vidas, encontrar novos caminhos para acessar a felicidade, tanto individual quanto coletiva. Neste período turbulento de nossa história, o livro “A Caminho da Roça – Do Mundo da Alta Tecnologia para a Simplicidade do Campo”, de Alexandre Faria Guimarães, vem mostrar que existem alternativas para uma vida com mais sentido, mais produtiva e mais feliz, simplesmente.

Neste 10 de abril de 2016, o livro foi lançado de forma alternativa numa banca de livros artesanais no centro do poder econômico do país, na Avenida Paulista, perto do MASP. Na ocasião, Alexandre esteve presente junto com o editor e impressor, Ernesto Kramer da PrintLeaks Microtiragens Artesanais. Foi nesta oportunidade que os dois se conheceram pessoalmente, eram apenas virtuais amigos. Essa amizade por ideias permitiu a sinergia para a produção do livro. Mas, não só uma amizade virtual permitiu isto, uma amizade antiga, daquelas incondicionais e com mais de trinta anos, também permitiu que este livro ganhasse o papel; o compadre de Alexandre, Luiz Otávio Barcellos Montes, o Pureza, colaborou significativamente para o evento.

O método alternativo de impressão e lançamento tem tudo a ver com os princípios que Alexandre propõe para os produtores e consumidores dos produtos da roça, a ação local e descentralizada, a valorização dos pequenos e a agregação de valores aos produtos oriundos das pequenas propriedades rurais, em oposição a um sistema de produção em massa, centralizado em grandes corporações. É coerente com a proposta do livro que fala de estigmergia, o trabalho individualmente consciente, mas com efeitos coletivos e sociais claros, sem a gestão centralizada; é o trabalho de formiguinha capaz de mudar a sociedade. Além de o livro contar o que leva uma pessoa a abandonar empresas e negócios, os confortos desnecessários de uma vida nas cidades; as dificuldades, os prazeres e sonhos e as buscas pessoais. O livro é um texto confessional, mas que pode trazer resultados práticos para novos métodos de relacionamentos entre produtores e consumidores, usando métodos agroecológicos de produção, com preocupações ecológicas e de sustentabilidade.

Alexandre, que foi consultor de tecnologia por mais de vinte anos, deseja, além de produzir alimentos de forma agroecológica no Sítio Vimarânia, no Sul de Minas, compartilhar essa experiência e discutir essa proposta de redes de cooperação estigmérgica através de palestras e encontros em empresas, eventos e organizações interessadas em fomentar esse debate. Interessados devem entrar em contato através do e-mail: contato@vimarania.com.br.

ernesto-euErnesto e Alexandre na Av. Paulista (clique para ampliar)

São Paulo, 11 de abril de 2016

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppLinkedInCompartilhar

Sorry, the comment form is closed at this time.